‘Desperdício zero’ até 2030! Microsoft como protagonista por um mundo melhor.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, todos os anos são produzidos mais de 11 bilhões de toneladas de resíduos em todo o mundo! Nosso lixo descartado é uma ameaçada constante a vida de nosso planeta. A Microsoft anunciou em agosto sua decisão de ser protagonista da mudança por um mundo melhor.

A meta de desperdício zero é o terceiro sprint na ampla iniciativa de sustentabilidade ambiental da Microsoft lançada no início deste ano com foco em carbono, água, ecossistemas e resíduos.

Para alcançar essa ambiciosa meta, a Microsoft prentede construir Centros Circulares da Microsoft, os pioneiros de seu tipo, para reutilizar e reaproveitar servidores e hardware em datacenters. Reduzindo assim, resíduos e reaproveitando sólidos, compostagem, eletrônicos, construção.

O projeto inicial para redução de resíduos começou em 2008, mas promete até 2030, desviar pelo menos 90 por cento dos resíduos sólidos destinados a aterros e incineração de nossos campi e datacenters, fabricar dispositivos de superfície 100 por cento recicláveis, usar embalagens 100 por cento recicláveis (na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, OCDE, países) e alcançar, no mínimo, 75 por cento de desvio de resíduos de construção e demolição para todos os projetos.

Esse projeto conta, principalmente, com os seguintes direcionamentos:

–     Centros circulares;

–     Eliminação de plástico;

–     Melhora de dados de resíduos;

–     Investimentos;

–     Capacitação de clientes e colaboradores;

Centros Circulares.

Atualmente, os servidores Microsoft têm uma vida útil média de cinco anos e contribuem para o crescente problema mundial de lixo eletrônico. Os Centros Circularem para reduzir esse desperdício, planejando reaproveitamento e reciclagem desses dispositivos.

Eliminação de plástico

Aproximadamente 300 milhões de toneladas métricas de plástico são produzidas a cada ano, 50% das quais são usadas uma vez. E metade desse lixo plástico vem de embalagens. Por isso, a Microsoft eliminará todos os plásticos de suas embalagens até 2025.

Melhora de dados de resíduos

Atualmente não existem dados consistentes e de alta qualidade sobre a quantidade de resíduos, o tipo e a qualidade, onde são gerados e para onde vão. E também variam consideravelmente dependendo da categoria de resíduos.

Por isso ações tecnológicas, como: plataformas Power BI, Microsoft Power Apps estão sendo implementados para uma maior clareza e quantificação do desperdício de resíduos.

Investimentos

Estão sendo investidos $ 30 milhões em fundos de Closed Loop Partners para ajudar no aceleramento, infraestrutura, inovação e modelos de negócios para digitalização da cadeia de suprimentos, coleta de lixo eletrônico, redução do desperdício de alimentos e produtos da indústria de reciclagem para construir uma economia circular em escala.

Capacitação de clientes e colaboradores

A Microsoft acredita que nenhuma pessoa ou organização pode resolver o problema global de resíduos. É necessário um trabalho árduo e coletivo para reduzir esse grande impacto em nosso planeta. Por isso está conectando e conscientizando através de organizações, apps e tecnologia, seus colaboradores e clientes.